Mundo

Arábia Saudita constrói muro ao longo da fronteira com Iraque

Com cinco camadas de diferentes materiais, o muro se estende por 900 quilômetros

Agência France-Presse
postado em 06/09/2014 22:42
Jida - A Arábia Saudita finalizou a construção de um espesso muro em sua fronteira com o Iraque, anunciou neste sábado a agência oficial de notícias SPA. O objetivo do muro é impedir a infiltração, pelo norte do país, de pessoas, armas e mercadorias, acrescentou a SPA.

[SAIBAMAIS]Com cinco camadas de diferentes materiais, o muro se estende por 900 quilômetros. Essa é a primeira etapa de um projeto que prevê a completa proteção das fronteiras do reino, com 9.000 km de cerca de alta tecnologia. Segundo a SPA, essa primeira proteção se estende da zona de Hafr al Baten, no nordeste, até Turaif, próximo à fronteira com a Jordânia, no noroeste do país.

Ela será equipada com torres de vigilância, câmeras com sistema de raios infravermelhos e pelo menos 50 radares. De acordo com a fonte saudita consultada pela agência, isso permitirá "reduzir a zero o número de infiltrados e o contrabando de drogas, armas e de gado" nas fronteiras do norte do reino.

Leia mais notícias em Mundo

As relações entre a Arábia Saudita e o Iraque se deterioraram no governo do primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki, que deixou o posto em agosto deste ano.

O reino sunita acusava Maliki, de origem xiita, de favorecer a ofensiva dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) no norte do país, em consequência de sua política de marginalização da minoria sunita iraquiana. Já Maliki acusava o país vizinho de apoiar o "terrorismo" no Iraque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação