Mundo

Príncipe William da Inglaterra e a esposa Kate esperam o segundo filho

O primeiro filho, príncipe George, bisneto da rainha Elizabeth, completou um ano no dia 22 de julho

Agência France-Presse
postado em 08/09/2014 07:16
Londres - O príncipe William da Inglaterra, segundo na linha de sucessão à Coroa britânica, e sua esposa Kate anunciaram nesta segunda-feira (8/9) que esperam um segundo filho, que será o quarto na linha de sucessão. "Suas Altezas Reais, o duque e a duquesa de Cambridge, têm o prazer de anunciar que a duquesa de Cambridge espera seu segundo filho", afirma um comunicado sobre o casal, cujo primeiro filho, o príncipe George, bisneto da rainha Elizabeth, completou um ano no dia 22 de julho. "A rainha e os membros das duas famílias estão encantados com a notícia", prossegue o texto.

A Casa Real informou que Kate está sendo tratada para hiperêmese gravídica, uma complicação da gravidez que provoca fortes náuseas e vômitos
O menino ou menina será o quarto na linha de sucessão à Coroa, assumindo o posto até então ocupado pelo príncipe Harry, seu tio, que agora cai para a quinta posição. A rainha Elizabeth é seguida na lista por seu filho Charles, príncipe de Gales, por seu neto William, duque de Cambridge, e por seu bisneto George. A Casa Real informou que Kate está sendo tratada no Palácio de Kensington para hiperêmese gravídica, uma complicação da gravidez que provoca fortes náuseas e vômitos, assim como havia ocorrido na primeira gestação, e que "não acompanhará o duque de Cambridge em seu compromisso em Oxford hoje".

William, que compareceu ao evento, disse à imprensa: "foram alguns dias complicados, cerca de uma semana, mas obviamente estamos muito felizes, é uma grande notícia". "São os primeiros dias, espero que as coisas se acalmem e ela se sinta melhor", explicou sobre sua esposa. "Agora vou voltar para cuidar dela", acrescentou. A hiperêmese gravídica, que levou à hospitalização da duquesa em sua primeira gravidez, ocorre em 3,5 de cada 1.000 casos de gestação, e pode provocar desidratação, perda de peso e aumento das toxinas no sangue ou na urina.



Kate planejava realizar no fim de setembro sua primeira viagem oficial sozinha, a Malta. "Muitas felicidades ao duque e à duquesa de Cambridge. Estou encantado com a feliz notícia de que esperam outro filho", reagiu o primeiro-ministro britânico, David Cameron. O nascimento do primeiro filho do casal, George Alexander Louis, no dia 22 de julho de 2013 às 16h24, criou uma grande expectativa.

O bebê foi apresentado ao mundo em frente à maternidade St Mary de Londres diante das câmeras de 200 jornalistas. Esta primeira imagem do menino que um dia se tornará rei da Inglaterra percorreu o planeta e inundou as redes sociais com 18.000 tuítes por minuto. Como ocorreu com seu irmão mais velho, acredita-se que a chegada do próximo membro da família real terá um efeito benéfico para a imagem da monarquia, que já superou os tempos difíceis durante o divórcio e a morte em 1997 em um acidente de trânsito da princesa Diana, sua avó.

Rei substituto e salvador do Reino Unido

Na cultura monárquica, espera-se que a esposa do herdeiro à Coroa dê à luz, além de um novo herdeiro, um "rei substituto", o papel assumido pela princesa Margaret - falecida em 2002 - em relação à rainha Elizabeth e pelo príncipe Harry em relação a William. Espera-se do primeiro mais formalidade, enquanto o segundo costuma fornecer magníficas manchetes aos tabloides. A princesa Margaret, por exemplo, frequentava ambientes boêmios e teve uma vida amorosa conturbada, enquanto Harry ainda é lembrado por grandes escândalos, como quando foi fotografado com uma fantasia de oficial nazista em uma festa.

E como neste momento a atenção dos britânicos está voltada para o referendo de independência da Escócia no dia 18 de setembro e pelo anúncio de domingo de que os secessionistas lideravam as pesquisas pela primeira vez, começaram as especulações sobre o impacto que o bebê terá na campanha. "Um bebê pode salvar o Reino Unido?", se perguntava James Kirkup, colunista do Daily Telegraph. "Talvez dê um impulso à causa unionista. Afinal, acredita-se que a Família Real encarne a União, são a encarnação física dos laços que nos unem", estimou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação