Mundo

Jihadistas de Iraque e Síria querem criar 'mundo sanguinário', diz ONU

A ONU também afirmou que é uma "prioridade imediata e absoluta" colocar fim aos conflitos do Iraque e da Síria

Agência France-Presse
postado em 08/09/2014 07:51
Genebra - Os jihadistas que controlam muitos territórios no Iraque e na Síria querem criar um mundo sanguinário, afirmou nesta segunda-feira (8/9) o novo alto comissário para os direitos humanos da ONU, o jordaniano Zeid Ra;ad al Hussein.

[SAIBAMAIS]"Como poderia funcionar no futuro um Estado takfiri? (um termo que designa os extremistas sunitas) Seria um mundo violento, mal-intencionado, onde não haveria sombra nem refúgio para os que não forem takfiri", disse Hussein em seu primeiro discurso na abertura da 27; sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra.

Também afirmou que é uma "prioridade imediata e absoluta" colocar fim aos conflitos do Iraque e da Síria, onde o grupo jihadista Estado Islâmico "demonstrou sua indiferença absoluta e deliberada aos direitos humanos".



Zeid Ra;ad al Hussein, sucessor da sul-africana Navy Pillay no posto, foi duas vezes representante da Jordânia na ONU e também exerceu o cargo de embaixador de seu país nos Estados Unidos e no México. Antes de ser eleito, representava a Jordânia no Conselho de Segurança da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação