Mundo

Casal é suspeito de levar quatro crianças da França para o Oriente Médio

O casal, com quem vivem três meninas nascidas de casamentos anteriores, reside no povoado de Villefontaine, em Isere

Agência France-Presse
postado em 08/09/2014 09:09
Orleães - Duas ordens de prisão europeias foram emitidas pela justiça francesa contra um casal ligado a meios fundamentalistas e suspeito de ter partido da França a um país muçulmano com quatro crianças, indicou nesta segunda-feira (8/9) o ministério público de Orleans (centro).

O casal, com quem vivem três meninas nascidas de casamentos anteriores, reside no povoado de Villefontaine, em Isere (leste). Duas demandas judiciais foram apresentadas, uma em Orleans (centro) e outra em Vienne (leste) pelos ex-cônjuges, que constataram o desaparecimento de suas respectivas filhas, três meninas com idades entre 3 e 5 anos.

Pouco antes, um homem residente no leste da França indicou à AFP ter apresentado uma demanda judicial depois de constatar o desaparecimento de sua es-mulher e de suas duas filhas, temendo que tenham viajado à Síria.

Abdel Hakim Labriak, pai de Maryam e Noussayba, de 3 e 5 anos, disse que apresentou a ação no dia 1 de setembro ante a justiça francesa em Vienne (leste) por rapto de crianças.

Labriak indicou que não tem notícias de sua família "há três semanas", e teme que sua ex-esposa e suas filhas, acompanhadas do atual marido da primeira e de outras duas crianças, tenham partido em direção à Síria ou ao Iraque.



"Tenho temores relacionados à Síria e ao Iraque, mas não afirmei nunca com certeza que tenham ido para lá", indicou Labriak, que não quer falar de jihad, mas de um exílio motivado por um clima antimuçulmano na França.

No entanto, se declarou preocupado de que o destino deste exílio seja provavelmente um território em guerra.

"Não me importam nada suas opiniões enquanto não afetarem as crianças"; "que deixem as crianças com seus familiares" na França, acrescentou.

O fenômeno de partida de franceses para participar da guerra na Síria preocupa as autoridades da França. Uma francesa cuja filha de dois anos foi levada por seu pai, que supostamente partiu para lutar a jihad na Síria, recuperou a menina na Turquia e ambas voltaram à França na quarta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação