Mundo

União Africana define estratégia para conter propagação contra vírus ebola

A organização pretende %u201Cresponder à necessidade de se ter uma visão comum do vírus ebola e adotar uma abordagem coletiva em nível continental, que tenha em conta o impacto sociopolítico e econômico%u201D

postado em 08/09/2014 09:32
A União Africana reúne-se nesta segunda-feira (8/9) para definir uma estratégia em escala continental para combater a epidemia de ebola, que atinge a África Ocidental e já matou mais de 2 mil pessoas.

[SAIBAMAIS]O encontro do Conselho Executivo da União Africana, que será realizado na sede da organização em Adis Abeba, vai examinar as medidas de suspensão de voos e fechamento de portos e fronteiras e a "estigmatização dos países afetados e dos seus cidadãos;.

A organização pretende ;responder à necessidade de se ter uma visão comum do vírus ebola e adotar uma abordagem coletiva em nível continental, que tenha em conta o impacto sociopolítico e econômico;, segundo comunicado do bloco.

A União Africana lembra que os países-membros estão preocupados com o fechamento de fronteiras e a suspensão de serviços aéreos, determinados por alguns países da região, acrescentando que isso poderá, "em última instância, aumentar o sofrimento" já causado pelo ebola.



Na semana passada, o Programa Alimentar Mundial lançou uma operação de assistência a 1,3 milhão de pessoas em três dos cinco países africanos mais afetados pelo ebola, para ;evitar que uma crise de saúde se transforme em uma crise alimentar;.

O último balanço da febre hemorrágica mostrou mais de 2 mil mortes entre os 3.500 casos registados na Guiné-Conacri, em Serra Leoa, na Libéria, no Senegal e na Nigéria. Os números da Organização Mundial da Saúde indicam progressão em relação ao balanço divulgado na semana anterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação