Mundo

Estados Unidos exibem camiseta usada por Navy SEAL no ataque a Bin Laden

A camiseta faz parte de uma exposição do Museu Nacional e Memorial do 11 de Setembro

Agência France-Presse
postado em 08/09/2014 10:01
Nova York - A camiseta usada por um integrante dos Navy SEAL, o grupo de elite da marinha americana, durante a operação em que o terrorista Osama bin Laden foi morto no Paquistão, em 2011, foi colocada em exibição em Nova York.

A camiseta faz parte de uma exposição do Museu Nacional e Memorial do 11 de Setembro que visa a retratar a década de luta para encontrar o cérebro da Al-Qaeda por trás do ataque que abalou o país e onde morreram cerca de 3.000 pessoas.

A peça do uniforme negro e marrom utilizado por um membro não identificado da famosa Equipe, que conduziu a operação, possui um emblema com a bandeira dos Estados Unidos na manga.

A decisão de expor o uniforme foi criticada por algumas pessoas. "Parece de mau gosto exibir a evidência de nossa vitória no que deveria ser um espaço para o pensamento sério e silencioso, e para a oração", afirma um artigo da Newsweek.

O presidente do memorial, Joe Daniels, defendeu a ideia, argumentando que a captura do terrorista não apenas é um momento-chave da história americana, como também dá a milhares de visitantes a oportunidade de reconhecer a coragem de homens e mulheres que se sacrificam pelo país.



O museu foi construído na base do World Trade Center para documentar o ataque de 2001, seu impacto e legado com a exibição de 10.000 artefatos.

Mais de 900.000 pessoas já o visitaram desde sua abertura, e mais de 15 milhões passaram pelo memorial ao ar livre, inaugurado há três anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação