Mundo

Estado Islâmico é acusado de usar armas americanas apreendidas

Entre as armas apreendidas, está uma "quantidade significativa" de rifles de assalto M-16, que caiu nas mãos dos jihadistas.

Agência France-Presse
postado em 08/09/2014 12:44
Londres - O Estado Islâmico (EI) tem combatido com armas americanas apreendidas no exército iraquiano ou destinadas à oposição moderada ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira em Londres.

[SAIBAMAIS]Este estudo, "Conflict Armament Research", baseou a sua análise sobre as armas apreendidas pelas forças curdas de combatentes do EI no Iraque e na Síria durante um período de dez dias em julho.

Entre as armas apreendidas, está uma "quantidade significativa" de rifles de assalto M-16, que caiu nas mãos dos jihadistas.

Foguetes antitanques usados pelo EI na Síria são "idênticos aos foguetes M79 fornecidos pela Arábia Saudita às forças que operam sob a bandeira do Exército Sírio Livre", acrescentou o relatório. Estes foguetes foram fabricados na ex-Iugoslávia na década de 80.

No Iraque, o Estado Islâmico foi capaz de captar em junho uma grande quantidade de armas e equipamento militar americano abandonado pelo exército iraquiano em suas posições no norte do país.

Em sua ofensiva e durante a tomada de Mossul, a maior cidade do norte do Iraque, os jihadistas aprenderam Humvees americanos.



Estes veículos, agora alvos de ataques aéreos americanos, eram utilizados de acordo com vários relatórios em atentados suicidas contra soldados iraquianos.

Os Estados Unidos investiram sete bilhões de dólares para armar e treinar o exército iraquiano para garantir a segurança do país após a saída das tropas americanas no final de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação