Mundo

Chile avalia pedido dos EUA sobre presos de Guantánamo

Obama teria feito pedido em 2010

Agência France-Presse
postado em 08/09/2014 18:58
Santiago - O governo chileno está avaliando a possibilidade de receber detentos do presídio de Guantánamo, a base militar americana em Cuba, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Um pedido nesse sentido foi feito pelo governo Barack Obama em 2010.

"Nosso país está fazendo um processo de avaliação desse pedido americano", afirmou o diretor jurídico da Chancelaria chilena, Claudio Troncoso, nesta segunda-feira.


Troncoso explicou a jornalistas que o governo dos Estados Unidos iniciou consultas em 2010 "relativas à reinserção de determinados presos em Guantánamo". "Não há uma decisão definitiva sobre esta questão", acrescentou.

A Chancelaria chilena indicou que "são pessoas que, segundo os Estados Unidos, estão em condições de serem liberadas sem representar perigo algum, e que não enfrentam acusações formais".

O governo de Barack Obama pediu a vários países da região para que recebessem detentos de Guantánamo por razões humanitárias. O pedido foi atendido até agora pelo Uruguai, que receberá seis reclusos.

O complexo penitenciário de Guantánamo foi aberta pelos Estados Unidos em 2002, no governo de George W. Bush, em meio a sua "guerra contra o terror" depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação