Agência France-Presse
postado em 08/09/2014 22:57
Nova York - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou nesta segunda-feira, (08/9), a aprovação do novo governo iraquiano, de Haidar al-Abadi, por parte do Parlamento e pediu que anuncie o gabinete ministerial o mais rápido possível.[SAIBAMAIS]A decisão do Parlamento de aprovar esse novo governo representa um "passo para a estabilidade política e a paz no Iraque", afirmou Ban, citado por seu porta-voz. Ki-moon também fez um apelo a todos os líderes políticos iraquianos que "continuem colaborando e tomem sem demora uma decisão" sobre a designação dos ministros da Defesa e do Interior.
Leia mais notícias em Mundo
A expectativa é que o novo governo consiga superar as divisões acentuadas e agravadas na gestão de Nuri al-Maliki e cerrar fileiras contra o Estado Islâmico. O ex-premier é acusado de ter contribuído para a expansão do EI no país, de maioria xiita, ao adotar uma política autoritária de exclusão dos sunitas.
Nesse sentido, Abadi se comprometeu hoje, diante do Parlamento, a resolver as divergências entre o governo central e a região autônoma do Curdistão, no norte do país.