Agência France-Presse
postado em 09/09/2014 12:15
Bangcoc - As autoridades tailandesas lançaram nesta terça-feira (9/9) uma campanha contra os consumidores de drogas em Bangcoc, batendo de porta em porta para realizar testes de urina e levando dezenas deles a centros de desintoxicação, indicou a polícia. Na operação, realizada na manhã desta terça-feira em vários bairros da capital, participaram policiais e soldados."Fomos a lugares concretos, onde os adolescentes se reúnem, onde acredita-se que as pessoas se droguem, onde há pequenos traficantes", explicou o general Ittipon Piriyapinyo, chefe-adjunto da polícia de Bangcoc, declarando que a campanha havia sido impulsionada pela junta militar, no poder desde maio.
Vinte e dois pequenos traficantes foram detidos e 83 viciados foram levados a centros de desintoxicação, depois de se submeterem a exames de urina ou admitirem ser consumidores de drogas, acrescentou. "Se não forem para a desintoxicação (...) podem ser levados a um tribunal, mas se forem de forma voluntária serão considerados pacientes", explicou.
A operação desta terça-feira era "uma missão de teste" com o objetivo de enviar 900 viciados em drogas a centros de desintoxicação, disse Ittipon. A Tailândia, um país especialmente afetado pelo tráfico de metanfetaminas, tem uma das políticas antidrogas mais restritivas do mundo, com condenações que podem chegar inclusive à pena de morte.
Desde o golpe de Estado de 22 de maio, a junta militar lançou várias operações para restaurar a moralidade do país, destacando a detenção de milhares de pessoas no âmbito de uma ofensiva contra as apostas ilegais.