Mundo

Morre aos 96 anos, a lenda do jazz, compositor e trompetista Gerald Wilson

Expressivo, o músico ganhou fama pela forma de dançar e o cabelo branco característico

postado em 09/09/2014 16:07

Expressivo, o músico ganhou fama pela forma de dançar e o cabelo branco característicoGerald Wilson morreu devido à uma pneumonia. O óbito foi confirmado pelo filho, Anthony Wilson. Gerald, nasceu em Shelby, no Mississippi (EUA), mudou-se com a família para Detroit, onde iniciou a vida musical tocando piano. Da arte ele tirou renda para comprar o primeiro trompete aos 11 anos. Sua carreira se iniciou no final da década de 1930, onde Gerald atuou como trompetista da banda de Jimmy Lunceford. Ele morreu na segunda-feira (8/9).

Leia mais notícias em Mundo


Durante a Segunda Guerra Mundial, o artista passou um período na marinha dos Estados Unidos, onde se estabeleceu em Los Angeles, entrando para as bandas de Benny Carter, Les Hite e Phil Moore. Em 1950 e 1960, o músico formaria a sua própria banda.

Gerald compôs mais de 60 sucessos para Ray Charles e outras canções, além de compor para Ella Fitzgerald, Bobby Darin e ser responsável pela música do longa Anatomia de um Crime (1959). Em entrevista à revista Jazz Times, em 2011, Gerald declarou: "Eu decidi fazer o que eu queria fazer, e o que eu queria fazer era jazz. Em primeiro lugar, eu sou um músico de jazz", disse o trompetista, que nunca desistiu do estilo musical.

Expressivo, o músico ganhou fama pela forma de dançar e o cabelo branco característico. Ao longo de seus 75 anos de carreira, Gerald recebeu seis nomeações aos Grammy e foi distinguido como Mestre do jazz pela National Endowment.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação