Mundo

Exército sírio reconquista povoados perto de aeroporto militar

Combates eram travados desde julho e rebeldes ameaçavam o aeroporto militar da região

Agência France-Presse
postado em 09/09/2014 16:36
Beirute - O Exército sírio reconquistou recentemente vários povoados situados nos arredores de um aeroporto militar na província de Hama (centro) que estavam em poder dos rebeldes, indicou nesta terça-feira (9/9) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

[SAIBAMAIS]Os combates, que eram travados desde julho - quando os insurgentes conquistaram essas aldeias -, deixaram um grande número de mortos de ambos os lados, de acordo com o diretor da ONG com sede no Reino Unido, Rami Abdel Rahman.

A partir desses povoados, os rebeldes "ameaçavam o aeroporto militar de Hama, de onde decolam os aviões militares", explicou.


As forças do regime devem avançar até o povoado de Hilfaya, principal reduto da Frente Al-Nosra - braço sírio da Al-Qaeda -, cerca de 15 quilômetros a noroeste da cidade de Hama, indicou.

De acordo com o OSDH, em Damasco, um disparo de morteiro contra um bairro controlado por partidários do regime do presidente Bashar al-Assad matou uma pessoa. Perto da capital, um ataque aéreo do Exército contra a cidade de Douma, deixou nove mortos civis, acrescentou a ONG.

Em três anos e meio, o conflito na Síria causou mais de 191.000 mortes, segundo a ONU, e obrigou cerca de 9 milhões de sírios a deixarem suas casas, quase 50% da população.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação