Mundo

"Não queremos a Ucrânia na Otan", diz embaixador russo na União Europeia

Vladimir Shizhov também afirmou que a presença da Ucrânia na UE representaria um desafio sem precedentes

Agência France-Presse
postado em 09/09/2014 18:11
Bruxelas - A Rússia rejeitou nesta terça-feira (9/9) uma eventual entrada da Ucrânia na Otan, ao considerar que isto representaria um "desafio sem precedentes" para a segurança europeia.

"Não queremos ver a Ucrânia na Otan", declarou o embaixador da Rússia na União Europeia (UE), Vladimir Shizhov, durante um encontro com jornalistas.

[SAIBAMAIS]"A Ucrânia na Otan representaria um desafio sem precedentes para a segurança europeia, o maior desde a queda do Muro de Berlim", acrescentou.


O governo ucraniano anunciou no fim de agosto sua vontade de retomar seu processo de adesão à Otan, interrompido em 2010 pelo então presidente da Ucrânia, o pró-russo Viktor Yanukovytch.

Em relação às novas sanções impostas pela UE a Moscou, Shizhov pediu que a UE "não atente contra o processo de paz apoiando o partido da guerra na Ucrânia", sem informar a qual se referia.

Para o embaixador, essas sanções se baseiam "na hipótese de que a Rússia faz parte do conflito", o que "nunca aconteceu, acontece ou acontecerá".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação