Mundo

EUA inicia novos ataques contra jihadistas na véspera de discurso de Obama

Bombardeio "destruiu ou danificou" oito veículos blindados do EI, incluindo dois com artilharia antiaérea, indicou o Comando Centra

Agência France-Presse
postado em 09/09/2014 18:33
Washington - Aviões de combate dos Estados Unidos realizaram novos ataques contra jihadistas no oeste do Iraque, informou o Pentágono nesta terça-feira, enquanto o presidente Barack Obama prepara a apresentação de seu plano contra os extremistas sunitas.

[SAIBAMAIS]No total, foram realizados cinco bombardeios com aviões e drones na segunda e na terça-feira na represa de Haditha, na província de Al-Anbar.

O Exército americano informou que os ataques serviram para "ajudar as forças de segurança iraquianas e as tribos sunitas a proteger a represa" de militantes do Estado Islâmico (EI).

O bombardeio "destruiu ou danificou" oito veículos blindados do EI, incluindo dois com artilharia antiaérea, e outros seis, indicou o Comando Central.

Todos os aviões dos EUA deixaram a área de forma segura depois do ataque aéreo, acrescentou. A operação aumentou para 153 o número de ataques americanos no Iraque, iniciados em 8 de agosto.

Os caças americanos atacaram as forças do EI em Haditha pela primeira vez no fim de semana, com o objetivo de neutralizar os militantes que tentavam assumir o controle da represa, que fornece energia elétrica e mantém os sistemas de irrigação ao longo do rio Eufrates.

Os ataques foram feitos antes do esperado discurso de Barack Obama na quarta-feira, quando o presidente americano tentará conseguir o apoio dos americanos e revelará sua estratégia para derrotar os jihadistas, que ocuparam extensas faixas de território na Síria e no Iraque nos últimos meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação