Mundo

Cessar-fogo na Ucrânia é respeitado apesar de ações isoladas, acredita EUA

Estados Unidos estão prontos para impor mais sanções à Rússia, mas tomará uma decisão com base no que acontecer nos próximos dias

Agência France-Presse
postado em 09/09/2014 18:59
Washington - Os Estados Unidos consideraram nesta terça-feira (9/9) que o cessar-fogo na Ucrânia está sendo respeitado em grande parte e anteciparam que decidirão se vão impor novas sanções à Rússia de acordo com a situação "nos próximos dias".

[SAIBAMAIS]O cessar-fogo alcançado na sexta-feira entre Kiev e os separatistas pró-russos "está sendo respeitado em geral, apesar de informações relativas a alguns ataques com morteiros e disparos de armas de fogo em alguns lugares, entre eles o aeroporto de Donetsk e a cidade de Lugansk", disse à imprensa a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.

Harf afirmou que os Estados Unidos estão "preparados para impor" sanções à Rússia, mas que o governo "tomará uma decisão com base no que acontecer em campo nos próximos dias".


Os Estados Unidos, em coordenação com a União Europeia, "estão finalizando as medidas para aprofundar e ampliar as sanções contra a Rússia (já adotadas pelo bloco europeu) nos setores financeiro, energético e de defesa", indicou.

Consultada sobre o relatório preliminar dos investigadores holandeses sobre a aeronave da Malaysia Airlines, que caiu em meados de julho no leste da Ucrânia com 298 pessoas a bordo, Harf considerou que a Rússia ainda deve responder "muitas perguntas".

O relatório "apresenta muitas perguntas que a Rússia deve responder", incluindo sobre "sua participação nos fatos que causaram o acidente", declarou Harf. "As famílias das vítimas precisam de respostas", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação