Agência France-Presse
postado em 10/09/2014 20:33
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará nesta quarta-feira seu compromisso de usar o poderio aéreo de seu país contra o Estado Islâmico (EI) em qualquer lugar que o grupo estiver, segundo trechos de um discurso distribuídos pela Casa Branca. "Esta campanha antiterrorista será realizada através de um esforço sustentado e incansável para atacar o EI onde quer que seja, utilizando nosso poderio aéreo e nosso apoio às forças aliadas em terra", afirmará Obama em seu discurso.[SAIBAMAIS]O presidente americano deve pronunciar um discurso transmitido pela televisão às 21h00 de Washington (22h00 de Brasília) para apresentar a estratégia de seu governo no combate ao EI. "Posso anunciar que os Estados Unidos vão liderar uma ampla coalizão para afastar esta ameaça terrorista", dirá Obama a seus compatriotas, de acordo com os trechos apresentados pela Casa Branca.
Leia mais notícias em Mundo
O objetivo, de acordo com Obama, será "degradar e, por fim, destruir o EI por meio de uma estratégia antiterrorista ampla e sustentada". Obama, no entanto, vai garantir aos americanos "que este esforço será diferente das guerras no Iraque e no Afeganistão. Não envolverá tropas americanas lutando em território estrangeiro".
Em seu discurso, Obama se propõe a explicar que estas ações estão em consonância com a estratégia americana no Iêmen e na Somália, onde a utilização do poderio aéreo (inclusive com aviões não-tripulados) foi a coluna vertebral das operações.