Agência France-Presse
postado em 12/09/2014 08:39
O presidente francês, François Hollande, prometeu nesta sexta-feira (12/9) o apoio da França ao novo governo iraquiano constituído democraticamente, durante uma visita de um dia a Bagdá como parte dos esforços internacionais para derrotar os jihadistas.
"Queria estar hoje aqui em Bagdá" para "afirmar o apoio e a solidariedade da França" ao novo governo iraquiano que "foi constituído democraticamente e conseguiu unir o conjunto dos componentes do povo iraquiano", declarou Hollande depois de se reunir com seu colega Fuad Masum.
[SAIBAMAIS]É a primeira visita de um chefe de Estado estrangeiro a Bagdá desde o início, no dia 9 de junho, da ofensiva dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) no Iraque. Coincide com os esforços para criar uma coalizão para combater este grupo ultrarradical, também ativo na vizinha Síria.
Hollande também se reunirá com o primeiro-ministro Haidar al-Abadi e mais tarde viajará a Erbil, no norte do Iraque, para entregar 15 toneladas de ajuda humanitária. Hollande viajou acompanhado do chefe da diplomacia, Laurent Fabius, e do ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.
Onze anos depois de ter rejeitado seguir Washington e Londres na invasão do Iraque, a França tenta ganhar influência neste país, com o qual tem ligações fortes, porém ambíguas, sobretudo sob o regime de Saddam Hussein.