postado em 12/09/2014 11:41
Para a família e amigos, a jovem holandesa Zilla van den Born fez uma viagem incrível de um mês pelo sudeste da Ásia. E para provar, postou uma série de fotos em seu perfil no Facebook contemplando templos budistas, passeando em praias paradisíacas e realizando mergulhos incríveis. No entanto, tudo não passou de uma farsa. Todas as imagens, devidamente editadas no Photoshop, foram postadas por Zilla diretamente de sua casa, em Amsterdã, a aproximadamente 12 mil km de onde ela dizia estar.Segundo a jovem, a atitude foi para mostrar o quanto as pessoas são capazes de filtrar e manipular publicações nas redes sociais. "Quis provar como é comum e fácil distorcer a realidade. Todo mundo sabe que imagens de modelos são manipuladas, mas muitas vezes ignoram o fato de que nós também manipulamos a realidade em nossas próprias vidas", disse Zilla ao jornal britânico Daily Mail.
A única foto real de Zilla foi em frente a um trem com os pais, de onde começaria a viagem. Em casa, a jovem se concentrou em criar ambientes parecidos aos da Tailândia e Camboja.
Zilla montou a sala de um hotel tailandês no próprio quarto, com decorações antigas de Natal e um guarda-chuva, para enganar os pais em chamadas de Skype. Os mergulhos com peixes foi na verdade na piscina da própria casa. O templo budista que visitou ficava na capital holandesa.