Agência France-Presse
postado em 12/09/2014 11:55
Pequim - O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta sexta-feira (12/9) a seu colega russo Vladimir Putin para que Pequim e Moscou "estendam a mão amiga" diante dos desafios externos, segundo a imprensa oficial.Os dois líderes se reuniram em Dusambé, capital da maior nação do Tadjiquistão, antes de uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, grupo de segurança regional integrado por seis países.
Além dos três já menciondos, o grupo inclui o Cazaquistão, o Quirguistão e o Uzbequistão. Este foi o quarto encontro entre os dois presidentes ao longo deste ano, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua.
China e Rússia - aliados em algumas circunstâncias durante a Guerra Fria - há tempos forjam relações mais estreitas, principalmente mediante acordos no setor energético, ante a espiral de desafios diplomáticos atuais.
A Rússia se encontra atualmente sob fortes pressões depois que os países ocidentais anunciaram a aplicação de novas sanções contra Moscou por seu papel no conflito da Ucrânia. kgo/slb/as/sls/age/cn