Mundo

Polícia holandesa prende rabino israelense procurado por abuso sexual

Muitas mulheres e uma adolescente de 15 anos denunciaram o homem por abuso sexual, de acordo com tabloide Algemeen Dagblad

Agência France-Presse
postado em 12/09/2014 14:04
Haia - A polícia holandesa prendeu um homem de 77 anos, suspeito de ser o líder de uma seita judaica hassídica, que se encontrava foragido há dois anos e era procurado em Israel por ter abusado sexualmente de várias mulheres e meninas, indicou nesta sexta-feira (12/9) a imprensa local.

O rabino, preso no aeroporto de Amsterdã-Schiphol depois de escapar das autoridades sul-africanas, fugiu de Israel dois anos atrás, após acusações de agressão sexual.

Muitas mulheres e uma adolescente de 15 anos denunciaram o homem por abuso sexual, informou o tabloide Algemeen Dagblad (AD).

O Ministério Público confirmou a prisão "de um homem de 77 anos, com base em um mandado de prisão emitido por Israel", disse à AFP Tine Zwiers, porta-voz do ministério, recusando-se a nomear o suspeito.

"Israel solicitou a sua extradição", acrescentou, observando que o mandado de prisão estava ligado a "acusações de agressão sexual".

Esta prisão "termina com um jogo de gato e rato que durou dois anos com a polícia e a justiça", escreveu o jornal AD: "Ele enganou as autoridades várias vezes e recebeu apoio de uma ampla rede de seguidores".



[SAIBAMAIS]Antes de se evitar uma barreira na estrada há duas semanas na África do Sul, ele escapou das autoridades da Suíça, Marrocos, Zimbabwe e Estados Unidos.

Com o passaporte confiscado, o rabino foi liberado na pendência de uma decisão sobre sua extradição, concluiu Zwiers.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação