Agência France-Presse
postado em 12/09/2014 18:35
Moscou - Os primeiros veículos do segundo comboio russo de ajuda humanitária cruzaram a fronteira em direção ao leste da Ucrânia, controlado por separatistas, anunciou nesta sexta-feira uma agência de notícias russa."Os oficiais da alfândega e os guardas de fronteira inspecionaram o primeiro grupo de caminhões (...) e agora todos os 35 veículos deixaram o posto fronteiriço em direção à Ucrânia", disse à agência de notícias russa RIA Novosti o porta-voz do serviço alfandegário russo na região sul, Rayan Farukshin.
O primeiro comboio de 200 veículos entrou no mês pasado em território ucraniano, mesmo sem ter recebido a permissão oficial do governo de Kiev nem dos observadores da Cruz Vermelha.
De acordo com a rede de televisão Rossiya 24, o novo comboio de 300 veículos transporta cerca de 2.000 toneladas de mercadorias que incluem cereais, macarrão, açúcar, medicamentos, gasolina, geradores elétricos e cobertores.
O acordo de cessar-fogo alcançado há uma semana em Belarus entre a Ucrânia e os rebeldes pró-russos prevê o envio de ajuda humanitária à população desta região castigada por meses de conflito armado.