Mundo

Premiê iraquiano anuncia fim de bombardeios em zonas civis

A ONG Human Rights Watch denunciou no final de julho os "terríveis resultados" destes bombardeios do governo e exigiu o fim do uso de barris cheios de explosivos

Agência France-Presse
postado em 13/09/2014 15:18
Bagdá - O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, anunciou neste sábado que ordenou o fim dos bombardeios em áreas civis para minimizar as perdas humanas, mesmo em regiões que estão sob controle do Estado Islâmico (EI).

"Ordenei à aviação iraquiana que cesse todo ataque contra áreas (povoadas) com civis, incluindo as cidades controladas pelo EI", disse.

"Mas o governo não vai ceder em seus esforços para caçar os membros do EI onde quer que estejam", garantiu Abadi durante uma conferência em apoio aos milhares de iraquianos deslocados pela violência.

[SAIBAMAIS]

Seu antecessor, Nuri al-Maliki, foi muito criticado quando autorizou ataques aéreos em zonas densamente povoadas para tentar expulsar o EI, que tomou extensas faixas de território desde o início de sua ofensiva em junho.

A ONG Human Rights Watch denunciou no final de julho os "terríveis resultados" destes bombardeios do governo e exigiu o fim do uso de barris cheios de explosivos .

O enviado especial da ONU no Iraque, Nickolay Mladenov, saudou o anúncio da Abadi. "O Iraque está enfrentando uma enorme catástrofe humanitária (...) que deve ser resolvida com respeito aos direitos humanos", disse ele neste sábado.

Leia mais notícias em Mundo

Um dos principais partidos sunitas do país, Mutahidun, também saudou a decisão do novo primeiro-ministro, ressaltando que as pessoas têm sido incentivadas a combater o EI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação