Mundo

Processos independentistas são torpedo ao espírito europeu, diz Rajoy

A Espanha observa com interesse o referendo de quinta-feira sobre a independência da Escócia, enquanto na Catalunha os líderes nacionalistas pretendem realizar uma votação similar em 9 de novembro

Agência France-Presse
postado em 17/09/2014 09:18
Madri - As aspirações independentistas da Escócia e da Catalunha são "um torpedo" contra o espírito europeu, declarou nesta quarta-feira (17/9) o chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy, na véspera do referendo escocês. "Estes processos são um torpedo na linha d;água do espírito europeu porque a Europa o criou para integrar Estados, e não para fragmentar Estados", disse Rajoy no Congresso dos Deputados.

[SAIBAMAIS]"Todos na Europa acreditam que estes processos são enormemente negativos. Criam problemas muito importantes, como, por exemplo, a moeda, a dívida pública, o pagamento das aposentadorias. Produzem recessão econômica e pobreza para todos", acrescentou. A Espanha observa com interesse o referendo de quinta-feira (18/9) sobre a independência da Escócia, enquanto em uma de suas regiões mais ricas, a Catalunha, os líderes nacionalistas pretendem realizar uma votação similar em 9 de novembro.



Ao contrário do governo britânico, o Executivo espanhol se opõe a este referendo que, em sua opinião, infringe a Constituição que proíbe uma região de decidir sozinha seu futuro. Para seguir com o processo, apesar das divergências com Madri, o Parlamento catalão, onde os partidos do referendo têm maioria absoluta, votará na sexta-feira uma lei que autoriza a realização desta consulta, que não teria caráter vinculante.

Esta lei será objeto de um recurso do governo espanhol ante o Tribunal Constitucional, que previsivelmente vai declará-la ilegal. Embora o presidente catalão Artur Más, líder do processo, tenha declarado reiteradamente que não agirá fora da legalidade, a pressão de parte dos cidadãos e de alguns grupos políticos para desrespeitar a justiça aumenta. Na segunda-feira, Mas apontou a possibilidade de antecipar as eleições regionais se a consulta não puder ser realizada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação