Mundo

Presidente chinês vai à Índia para estreitar relações entre as potências

A Índia busca atrair investidores chineses para melhorar a rede ferroviária e cooperar com a China no setor nuclear

Agência France-Presse
postado em 17/09/2014 12:33
Ahmedabad - O presidente chinês, Xi Jinping, chegou nesta quarta-feira (17/9) à Índia para uma visita de Estado de três dias com a promessa de investimentos e de estreitamento das relações entre as duas potências asiáticas. "As relações entre China e Índia se transformaram em uma das relações bilaterais mais dinâmicas e promissoras do século XXI", escreveu Xi em um artigo no jornal The Hindu nesta quarta-feira.

Primeiro-ministro indiano Narendra Modi (D) e o presidente chinês Xi Jinping se encontram em Ahmedabad, na Índia
Xi visitou Ahmedabad, principal cidade de Guyarat, estado de origem do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, com quem o presidente chinês se encontrará. Apesar da reputação nacionalista, Modi se aproximou dos dirigentes chineses assim que assumiu o cargo, em maio, mas não escode que vê a China como concorrente e que implementará uma política externa mais dura do que a do governo anterior.

Embora os dois países disputem o estado de Arunachal Pradesh, sob administração indiana, a visita do presidente chinês se centrará na cooperação econômica. A Índia busca atrair investidores chineses para melhorar sua rede ferroviária e cooperar com a China no setor nuclear. "A combinação da ;fábrica do planeta; e do ;back-office do planeta; deve criar a base da produção mais competitiva e o mercado de consumidores mais atraente", afirmou Xi em The Hindu.



A China é o principal parceiro econômico da Índia, com intercâmbios de mais de 65 bilhões de dólares anuais. Contudo, o déficit comercial indiano aumentou na última década, chegando a mais de 40 bilhões de dólares em comparação ao 1 bilhão registrado em 2001-2002. Por outro lado, a China quer reforçar suas relações com o vizinho indiano em um momento em que suas relações com o Japão e com vários países do sudeste asiático estão marcadas pelas tensões territoriais.

"Além das discussões políticas previstas, sobre as fronteiras e a segurança, o presidente chinês provavelmente tentará tranquilizar as preocupações do governo indiano sobre o crescimento do déficit comercial entre os dois países", disse Rajrishi Singhal, do ;think tank; Gateway House, com sede em Nova Délhi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação