Agência France-Presse
postado em 20/09/2014 13:54
Washington - O atual primeiro-ministro neozelandês, John Key (centro-direita), venceu as eleições legislativas realizadas neste sábado com base nos primeiros resultados da apuração, que concederiam ao partido governante no momento 48,9% dos votos, indicou a imprensa local. "Estou em êxtase. É uma grande noite", declarou Key, que deve inclusive obter a maioria absoluta no Parlamento. Desde 2008, o Partido Nacional de Key conta com o apoio de dois partidos minoritários para governar.
O líder da oposição, o trabalhista David Cunliffe, já havia reconhecido pouco antes a sua derrota. "Liguei para John Key para felicitá-lo. Reconheci que ele continuará como primeiro-ministro da Nova Zelândia", disse Cunliffe aos seus partidários.
Leia mais notícias em Mundo
Key, ex-empresário de 53 anos, tem pela frente agora um terceiro mandato no comando de um país que deve ter um crescimento de 3,7% neste ano, com uma inflação controlada (1,6%) e um desemprego que caiu para 5,6% no segundo trimestre, nível mais baixo desde 2009.
Se os primeiros resultados forem confirmados, o Partido Nacional vai ocupar 63 dos 121 assentos do Parlamento, tornando-se a primeira formação política a ter maioria absoluta desde que a Nova Zelândia adotou seu atual sistema eleitoral em 1996.