Mundo

Acordo para governo de união será assinado neste domingo no Afeganistão

Os dois candidatos, Ashraf Ghani e Abdullah Abdullah, assinarão um acordo para compartilhar o poder, anunciaram hoje fontes oficiais

Agência France-Presse
postado em 20/09/2014 19:45
Cabul - Os resultados das eleições presidenciais no Afeganistão serão anunciados neste domingo (21/9), e os dois candidatos, Ashraf Ghani e Abdullah Abdullah, assinarão, no mesmo dia, um acordo para compartilhar o poder, anunciaram hoje fontes oficiais.

"A Comissão Eleitoral Independente irá anunciar oficialmente os resultados definitivos das eleições presidenciais amanhã" declarou à AFP o porta-voz do órgão, Noor Mohamad Noor.

Ashraf Ghani e Abddullah Abdullah querem suceder o atual presidente, Hamid Karzai.

Um dia depois do segundo turno, diante da vitória preliminar de Ghani, Abdullah denunciou fraudes em massa. A partir de então, a tensão aumentou entre os partidários de ambos os candidatos.



Mujib Rahimi, porta-voz de Abdullah, confirmou hoje que que os dois candidatos estão prestes a assinar um acordo.

Um pouco mais tarde, o porta-voz de Karzai anunciou no Twitter que um acordo será assinado amanhã.

"As partes chegaram a um consenso sobre todos os pontos do acordo", afirmou à AFP na noite deste sábado um porta-voz de Ghani. "Será assinado amanhã, quando os detalhes serão revelados."

Não foi possível contactar a assessoria de imprensa de Abdullah para comentar o anúncio.

Para evitar o risco de instabilidade política, os dois candidatos assinaram em agosto, na presença do secretário de Estado americano, John Kerry, um acordo para um governo de união nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação