Jornal Correio Braziliense

Mundo

Nova York se prepara para grande marcha contra mudanças climáticas

As 1.572 organizações de todo tipo que convocaram a passeata em Nova York esperam mais de 100 mil pessoas




O ator Leonardo di Caprio, o ex-vice-presidente americano Al Gore, Ban Ki-moon e o prefeito de Nova York confirmaram presença no protesto em Manhattan. Com a ajuda dessas presenças de peso, a mobilização não deve decepcionar, apesar do céu nublado e da ameaça de chuva.

Com as fachas "Marcha do Clima do Povo" e "Linha de frente da crise e Vanguarda da mudança" à frente, a manifestação começa no Central Park e deve terminar durante a tarde perto do rio Hudson, no oeste de Manhattan.

"Participo da marcha porque quero construir um futuro mais luminoso para minha família", disse Stanley Sturgill, um mineiro aposentado de 69 anos, vindo do Kentucky (centro dos Estados Unidos), que sofre com problemas pulmonares depois de ter passado mais de 40 anos trabalhando na exploração de carvão.

"Acabamos com nossa água, com nossa saúde, e nossa economia está em queda. As mudanças climáticas são algo real. E sei que não precisamos acabar com o nosso planeta e que podemos mudar as coisas", ressaltou Sturgill, um dos oradores na entrevista coletiva à imprensa antes da mobilização.