Jornal Correio Braziliense

Mundo

Nicolás Maduro lança um plano nacional para desarmamento de civis

O presidente aprovou 47,6 milhões de dólares para criar um fundo nacional de desarmamento, a fim de incentivar a entrega de armas

Caracas - O presidente Nicolás Maduro lançou neste domingo um plano nacional de desarmamento que busca incentivar a entrega voluntária de armas de fogo na Venezuela, segundo país mais violento do mundo, segundo a ONU. "Arranca o plano nacional de desarmamento com esta nova etapa, com os recursos aprovados, com a instalação de 60 centros de desarmamento e com a participação do movimento pela paz e vida. Continuemos atrás do sonho, atrás da utopia de uma Venezuela de paz", disse Maduro, após participar de uma caminhada no centro de Caracas pelo dia internacional pela paz.


Em 2009, segundo estimativas oficiais, havia na Venezuela mais de 15 milhões de armas, legais e ilegais, para uma população de 30 milhões de habitantes.

O país vive uma onda de violência ligada ao crime comum, enquanto opositores acusam o oficialismo de ter distribuído armas entre os grupos de simpatizantes do chavismo após o golpe de Estado de abril de 2002 contra o presidente Hugo Chávez (1999-2013).

Com um índice de homicídios de 53 para cada 100 mil habitantes, a ONU considera a Venezuela o segundo país mais violento do mundo, depois de Honduras (90,4 para cada 100.000).