Agência France-Presse
postado em 22/09/2014 11:18
O Papa Francisco, que visitou no domingo (21/9) a Albânia, brincou sobre o caráter forte de Madre Teresa, figura nacional, dizendo: "eu teria medo se ela fosse minha superiora".Jorge Mario Bergoglio conheceu a famosa religiosa do sari branco com bordado azul no Sínodo dos Bispos sobre a Vida Consagrada de 1994 em Roma, três anos antes de sua morte.
De acordo com Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, Francisco lembra de ter "admirado a força, o caráter decisivo das intervenções" de Madre Teresa, que não se deixou "impressionar pela Câmara dos Bispos".
"Ela dizia o que queria dizer", declarou o papa ao padre que atuou como seu intérprete na Albânia, afirmando que a religiosa o teria dado "medo" se tivesse sido sua superiora, informou o padre Lombardi à imprensa.
Para sempre associada com a Índia e a cidade de Calcutá, onde fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, Madre Teresa nasceu em Skopje (Macedônia) em uma família albanesa.
Na Albânia, aeroportos, hospitais, escolas e ruas carregam o nome desta missionária beatificado em 2003, símbolo do diálogo e da tolerância, apesar de um caráter tenaz e, por vezes, difícil de lidar.