Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama: ataques da coalizão mostram que EUA não estão sós na luta contra EI

O presidente também advertiu, após os bombardeios realizados pelos Estados Unidos, que a operação contra o Estado Islâmico levará tempo, mas que ele fará o que for necessário para derrotar o grupo



O presidente afirmou que os ataques americanos contra o grupo Khorasan na Síria, que, segundo ele, foi criado a partir de veteranos da Al-Qaeda, enviaram uma mensagem contundente da intenção dos Estados Unidos.

"Deve estar claro para qualquer um que quiser conspirar contra os Estados Unidos e tentar prejudicar os americanos que não vamos tolerar refúgios seguros para terroristas que ameaçam o nosso povo", disse.

Obama deixou a Casa Branca logo depois de seu pronunciamento e viajou para Nova York, onde buscará apoio para a ação dos Estados Unidos na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Mas ele alertou que o esforço global contra o Estado Islâmico levará tempo. "Haverá desafios pela frente, mas vamos fazer o que for necessário na luta contra este grupo terrorista para a segurança do país, da região e para todo o mundo", disse Obama.