Mundo

Palestinos e israelenses concordam em retomar negociações em outubro

Adiamento das negociações até outubro era previsto por causa da da festa muçulmana do sacrifício Aid al-Adha, realizada na primeira semana de outubro

Agência France-Presse
postado em 23/09/2014 16:42
Cairo - Palestinos e israelenses concordaram nesta terça-feira (23/9) em retomar no final de outubro no Cairo as negociações indiretas sobre uma trégua no longo prazo na Faixa de Gaza, quase um mês depois da assinatura de um cessar-fogo, anunciou um líder do Hamas. O adiamento das negociações até outubro era previsto por causa da da festa muçulmana do sacrifício Aid al-Adha, realizada na primeira semana de outubro.

"Terminamos as negociações indiretas e decidimos reiniciá-las na última semana de outubro", anunciou em sua conta no Facebook um líder do movimento islamita Hamas, que faz parte da delegação palestina, Ezzat al Rishq. Durante as discussões desta terça-feira "as duas partes concordaram em respeitar a trégua e apresentaram suas sugestões sobre os temas em suspenso", indicou por sua vez o ministério das Relações Exteriores egípcio em um comunicado.



Este anúncio de novas negociações, auspiciadas pelo Egito, ocorrem depois que o exército israelense anunciou ter matado dois palestinos acusados de ter assassinado três jovens israelenses em junho. O assassinato destes jovens marcou o início do recente conflito em Gaza que em 50 dias acabou com a vida de quase 2.200 palestinos e mais de 70 no lado israelense.

O anúncio da morte dos dois palestinos perturbou a retomada das negociações. Os israelenses já deixaram o Cairo, enquanto que os representantes do Fatah e do Hamas permaneceram na capital egípcia para levar adiante suas próprias discussões sobre as divergências internas do movimento palestino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação