Mundo

EUA realizam novos ataques contra jihadistas no Iraque e na Síria

Vários veículos de combate pertencentes ao grupo Estado Islâmico foram destruídos, enquanto os aviões americanos retornaram para as bases sem danos

Agência France-Presse
postado em 24/09/2014 10:28
Washington - Os Estados Unidos realizaram nesta quarta-feira (24/9) cinco novos ataques no Iraque e na Síria contra posições de militantes jihadistas, mas a conselheira de Segurança Nacional de Barack Obama, Susan Rice, não pôde confirmar se o chefe do grupo Khorasan foi abatido nesta ação. O comando americano encarregado do Oriente Médio e Ásia Central (Centcom) declarou que dois ataques aéreos foram realizados nas últimas horas a oeste de Bagdá, outros dois a sudeste da cidade de Erbil e um quinto foi registrado no noroeste da Síria.

Imagem mostra edifício do Estado Islâmico destruído em ataque aéreo dos EUA, em Ar Raqqah, na Síria
Vários veículos de combate pertencentes ao grupo Estado Islâmico (EI), posições de seus combatentes e um esconderijo de armas foram destruídos nos ataques, enquanto os aviões americanos retornaram as suas bases sem danos. Os Estados Unidos lançaram seus primeiros ataques na Síria na madrugada de terça-feira e eles tiveram um impacto importante, destacou Rice.



[SAIBAMAIS]"Claramente, isso é apenas o início, uma primeira onda, e estamos muito satisfeitos com nosso sucesso", disse a conselheira em uma entrevista concedida à rede NBC. Os bombardeios americanos na Síria tiveram como alvo a organização Estado Islâmico, e também outra célula menos conhecida de islamitas radicais, o grupo Khorasan, vinculado ao braço sírio da Al-Qaeda e que, segundo Washington, estava pronto para realizar atentados no Ocidente.

Mas Rice não pôde confirmar se durante os ataques o líder deste grupo morreu. "Não podemos confirmar a informação no momento. Vimos testemunhos nas redes sociais sobre este tema, mas vamos continuar observando para ver se este foi efetivamente o caso", explicou a conselheira do governo de Obama. Desde 8 de agosto, os Estados Unidos realizaram um total de 198 ataques aéreos no Iraque. Apoiados por seus aliados da coalizão contra o grupo Estado Islâmico, também fizeram 20 incursões na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação