Agência France-Presse
postado em 25/09/2014 09:28
Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, pedirá desculpas à rainha Elizabeth por dizer que ela ruiu de prazer, como fazem os gatos, quando foi informada do resultado do referendo da Escócia, informou nesta quinta-feira a imprensa.
Cameron fez a revelação ao ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg em uma conversa que foi captada pelos microfones e câmeras da imprensa.
"A definição de alívio é ser o primeiro-ministro do Reino Unido e telefonar para a rainha e dizer ;está tudo bem;", explicou nesta conversa.
A rainha "ronronou por telefone" ao saber do "não" dos escoceses à independência, prosseguiu Cameron, que participa nesta semana em Nova York do debate na Assembleia Geral da ONU.
O primeiro-ministro disse posteriormente à imprensa em Nova York que se sentia muito envergonhado e que lamentava muito o ocorrido, segundo os jornais desta quinta-feira. Ele pedirá desculpas no próximo encontro regular que mantém com a monarca de 88 anos.
"Era uma conversa particular. Mas claramente uma conversa que nunca deveria ter tido e que não terei nunca mais". "Meu gabinete já contactou o palácio para esclarecer a situação e eu também o farei", acrescentou.
A rainha demonstrou sua neutralidade constitucional para não se envolver na campanha do referendo de independência da Escócia que ocorreu no dia 18 de setembro.