Agência France-Presse
postado em 25/09/2014 11:05
Seul - O líder norte-coreano Kim Jong-Un não esteve presente nesta quinta-feira (25/9) na segunda sessão do ano convocada pelo Parlamento, uma ausência que alimenta especulações sobre sua saúde.Kim, que não tem sido visto em público há várias semanas, não apareceu nas imagens divulgadas pela rede de televisão estatal do evento e uma nota da agência de notícias oficial KCNA não o listou entre as autoridades presentes. A última aparição pública de Kim foi em um show que ele assistiu com sua esposa no dia 3 de setembro.
Informações divulgadas por meios de comunicação sul-coreanos sugeriram que problemas de saúde estão por trás da ausência, lembrando que vídeos recentes do jovem líder o mostraram com excesso de peso e mancando ao andar.
Kim geralmente participa das sessões da Assembleia Popular Suprema, que só se reúne uma ou duas vezes por ano para confirmar orçamentos ou outras decisões tomadas pelo partido no poder.
A sessão desta quinta-feira mostrou o dirigente que é abertamente considerado o número dois do país, atrás apenas de Kim na liderança, Hwang Pyong-So, confirmando assima sua posição ao ter sido nomeado vice-presidente da poderosa Comissão Nacional de Defesa. Hwang tomou o lugar de Choe Ryong-hae, a quem ele já havia substituído em maio, como chefe político dos militares.
A sessão parlamentar coincide com a Assembleia Geral da ONU em Nova York, onde a presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, convocou na quarta-feira o mundo a ajudar a levar a paz à península coreana.