Mundo

Governo americano anuncia renúncia do secretário de Justiça, Eric Holder

Holder ocupará o posto até que o sucessor seja nomeado e confirmado pelo Senado, decisão que pode levar meses

Agência France-Presse
postado em 25/09/2014 19:36
O secretário de Justiça americano, Eric Holder, no cargo desde 2008 como o primeiro afro-americano neste posto, anunciou sua demissão nesta quinta-feira (25/9), em uma coletiva ao lado do presidente Barack Obama.

O presidente homenageou um funcionário que "trabalhou com paixão para tornar o nosso sistema judicial o melhor do mundo" ao reduzir "as injustas disparidades de penas" ou procurando "alternativas à detenção".

Obama saudou a luta de Holder pelos direitos civis e por um "tratamento justo e equitativo" de todos diante da lei, "sem importar sua raça, religião, sexo, crença, orientação sexual e capacidade".

Com lágrimas nos olhos, Holder citou Robert Kennedy, o irmão do presidente assassinado, que ocupou o mesmo cargo de secretário de Justiça até ser morto, em 1968, e disse que foi sua fonte de inspiração na luta pelos direitos civis, ao lado de Martin Luther King.



Holder, 63 anos, ficará em seu posto até que seu sucessor seja nomeado e confirmado pelo Senado, o que poderá levar meses.

Desta forma, Holder põe fim a 26 anos de carreira dentro da justiça americana. Sua reforma do sistema pena, lançada em 2013, levou à primeira queda da população carcerária nos Estados Unidos desde 1980.

Holder mostrou no passado sua intenção de deixar a administração antes do fim do segundo mandato do presidente Barack Obama

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação