Mundo

Confirmada morte de 4 pessoas por erupção vulcânica no Japão (NHK)

A emissora pública NHK confirmou as mortes causadas por uma erupção vulcânica na região central do Japão

Agência France-Presse
postado em 28/09/2014 10:53
Tóquio - A morte de quatro pessoas surpreendidas no sábado por uma erupção vulcânica na região central do Japão foi confirmada na noite deste domingo, anunciou a emissora pública NHK.

Mais de vinte pessoas estão em um estado de parada cardíaca, de acordo com os serviços da prefeitura. A morte dessas quatro pessoas foi certificada uma vez os corpos transportados pelos serviços de emergência até a parte inferior do Monte Ontake, que subitamente entrou em erupção no sábado à tarde.

Leia mais notícias em Mundo

A morte de outras 27 pessoas, ainda perto do topo da montanha, também é temida. As quatro pessoas declaradas mortas são homens, indicou a NHK, sem informar outros detalhes.

Um porta-voz da polícia da província de Nagano informou no início do dia que 31 pessoas foram encontradas "em parada cardíaca perto do topo" do Monte Ontake.

[SAIBAMAIS]

As equipes de resgate falam de "parada cardíaca" para se referir às vítimas que não apresentam sinais vitais. Este termo é comumente usado pelas autoridades japonesas até que os médicos forneçam atestados de óbito.

No entanto, apenas as quatro vítimas confirmadas puderam ser trazidas para baixo. As equipes de resgate precisaram suspender as operações devido ao aumento da concentração de enxofre.

Dezenas de pessoas também ficaram feridas entre as 300 que estavam perto do topo quando o vulcão Ontake, que se eleva a 3.067 metros entre Nagano e Gifu, entrou em erupção abruptamente, projetando grossas nuvens de fumaça, cinzas e rochas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação