Jornal Correio Braziliense

Mundo

Japão suspende operações de resgate após erupção que matou 36 pessoas

O vulcão Ontake, de 3.067 metros de altitude e a 100 km de Tóquio, despertou bruscamente ao meio-dia de sábado, lançando espessas nuvens de fumaça, cinzas e pedras

Otaki - As operações de resgate no vulcão japonês Ontake, cuja repentina erupção no sábado (27/9)deixou pelo menos 36 mortos, foram suspensas nesta segunda-feira à tarde pela forte concentração de enxofre, anunciaram as autoridades. Os 1.160 agentes da polícia, dos bombeiros e da Defesa Civil, que haviam retomado as operações durante a manhã, interromperam os trabalhos.



Antes da suspensão dos trabalhos, as equipes de resgate cavavam nas cinzas para procurar eventuais vítimas, mas uma fonte militar destacou que a tarefa é muito difícil. "A prioridade é salvar vidas", insistiu o primeiro-ministro Shinzo Abe. "Foi uma erupção de vapor acumulado acima do magma, o que provocou a projeção de pedras e cinzas", afirmou um especialista da Universidade de Nagoya.

"Dos 303 montanhistas registrados no sábado antes da escalada (além dos mortos e feridos encontrados), não temos notícias de oito. O número de desaparecidos pode aumentar porque alguns não se registraram", disse o porta-voz do governo. Dezenas de pessoas ficaram feridas na queda de rochas ou intoxicadas pela inalação de poeira. "Houve um estrondo e a fumaça escureceu o céu", explicou à agência Kyodo Shuichi Mukai, gerente de um albergue de montanha perto do topo do monte Ontake.

Muitos visitantes fugiram, vítimas do pânico, cobrindo a cabeça e o rosto para evitar a asfixia, segundo testemunhos e vídeos amadores. No entanto, dezenas de pessoas - entre 45 e 49, segundo estimativas das autoridades locais - não conseguiram descer e passaram a noite em refúgios. O vapor continuava escapando no domingo da cratera do vulcão e existe o risco de que caiam cinzas em um raio de 4 km, alertou a agência meteorológica.

"Ninguém imaginaria uma erupção neste tipo de montanha. Eu não podia acreditar", disse um membro da equipe do NHK que estava no local para fazer uma filmagem. O monte Ontake não despertava de forma tão forte desde 1979, quando o vulcão cuspiu mais de 200 mil toneladas de cinzas, segundo meios de comunicação locais. Uma erupção de menor magnitude foi registrada em 1991 e este vulcão foi responsável por vários sismos em 2007.