Jornal Correio Braziliense

Mundo

Um Irã nuclear seria 'a maior ameaça para todos', segundo Netanyahu

Vencer o grupo Estado Islâmico e permitir que o Irã obtenha a bomba atômica "seria como ganhar uma batalha e perder a guerra", acrescentou o premiê

Nova York - Em discurso na Assembleia-Geral da ONU nesta segunda-feira (29/9) em Nova York, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, advertiu que, se o Irã tiver armas atômicas, isso será "a pior ameaça" para o planeta.



O P5%2b1 é formado por Grã-Bretanha, China, França, Rússia, Estados Unidos e Alemanha. O grupo estabeleceu o dia 24 de novembro como data limite para que um acordo histórico seja alcançado.

Netanyahu disse ainda que a ameaça representada pelo programa nuclear do Irã é maior do que o perigo oferecido pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria. Vencer o EI e deixar que o Irã tenha a capacidade de obter a bomba atômica "seria como ganhar uma batalha e perder a guerra", acrescentou Netanyahu.

O primeiro-ministro também criticou o presidente do Irã, Hassan Rohani, por seu discurso na ONU na última quinta-feira. Netanyahu acusou Rohani de derramar "lágrimas de crocodilo" ao condenar a expansão do terrorismo.