Mundo

Palestinos acusam Netanyahu de 'manipulação grosseira' dos fatos

Em seu discurso na ONU, ele comparou o Hamas ao Estado Islâmico e ao Irã

Agência France-Presse
postado em 29/09/2014 18:18
Jerusalém - Uma líder da Organização de Libertação da Palestina (OLP) acusou nesta segunda-feira (29/9) o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de "manipulação grosseira dos fatos", depois que ele comparou o Hamas ao Estado Islâmico e ao Irã, em seu discurso na ONU.

Netanyahu

"Com esse discurso, Netanyahu tenta enganar o público, utilizando a linguagem do ódio, calúnias e subterfúgios", criticou Hanan Ashrawi.

[SAIBAMAIS]Há várias semanas, Netanyahu tem procurado assimilar a organização extremista Estado Islâmico, que atua no Iraque e na Síria, ao movimento palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, como "diferentes ramos da mesma árvore venenosa" em seu esforço para justificar a última ofensiva contra o território palestino.

Segundo a líder da OLP, Netanyahu "perdeu o senso de realidade ao ignorar a ocupação, os massacres e os crimes de guerra" praticados por Israel.



Netanyahu afirmou nas Nações Unidas que "o combate ao Islã miliciano é indivisível" e que a "luta de Israel contra o Hamas não é apenas a nossa luta, mas também a luta de vocês".

"Ao afirmar que Hamas e Estado Islâmico são as duas faces da mesma moeda, Netanyahu busca misturar tudo. O Hamas é um movimento de libertação nacional palestino, enquanto o ocupante (israelense) é a fonte do mal e do terrorismo no mundo", disse o porta-voz do Hamas em Gaza, Sami Abu Zuhri.

O terceiro conflito em seis anos na Faixa de Gaza, onde vivem 1,8 milhão de palestinos, deixou mais de 2.200 mortos, a grande maioria civis.

Da tribuna das Nações Unidas, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, denunciou na sexta-feira passada o "genocídio" e a política israelense de "apartheid" contra os palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação