Mundo

Tropas curdas fazem ofensiva contra jihadistas em três frentes no Iraque

Um comandante afirmou que os combatentes curdos entraram na cidade de Rabia, na fronteira com a Síria, depois de assumir o controle de dois vilarejos

Agência France-Presse
postado em 30/09/2014 07:51
Erbil - As forças curdas iniciaram nesta terça-feira (30/9) na região norte do Iraque uma ofensiva em três frentes contra os jihadistas da organização Estado Islâmico (EI), anunciaram à AFP oficiais ;peshmerga;. As operações, que começaram durante a madrugada, ocorrem ao norte de Mossul, controlada pelos jihadistas, ao sul da localidade petroleira de Kirkuk e contra uma cidade na fronteira com a Síria.

[SAIBAMAIS]Um comandante afirmou que os combatentes curdos (peshmergas) entraram na cidade de Rabia, na fronteira com a Síria, depois de assumir o controle de dois vilarejos, As Saudiya e Mahmudiya. "Os soldados estão lutando no centro de Rabia", afirmou a fonte a respeito da localidade que fica 100 km ao norte de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque.



Apoiados por bombardeios aéreos, os peshmergas também atacaram a cidade de Zumar, a 60 km de Mossul. A fonte peshmerga, que pediu anonimato, não revelou detalhes sobre o apoio aéreo. Os curdos assumiram o controle de Rabia e Zumar após a ofensiva de junho do EI. Mas após dois meses, os jihadistas atacaram as posições dos peshmergas, que foram obrigados a recuar.

Mais ao sul, as forças curdas assumiram o controle de vilarejos na região de Daquq que estavam sob controle do EI desde junho. "Libertaram as localidades de Saad e Khaled, e controlam completamente a área após combates violentos", anunciou o general curdo Westa Rasul. De acordo com o general, os combatentes enfrentaram uma intensa resistência no avanço para Al-Wahda, que fica 30 km ao sul de Kirkuk.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação