Mundo

Governo indiano lança campanha de higiene em semana de feriado

As ruas, escritórios e banheiros devem ser limpos. O primeiro-ministro Narendra Modi participará nos trabalhos de limpeza

Agência France-Presse
postado em 30/09/2014 08:54
Nova Délhi - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ordenou a seus funcionários que compareçam ao trabalho para limpar os escritórios, incluindo os banheiros, em uma semana de feriado nacional, na qual o país celebra o aniversário de Mahatma Gandhi.

A decisão é parte de uma campanha de higiene que será lançada por Modi na quinta-feira. O próprio primeiro-ministro participará nos trabalhos de limpeza nas ruas sujas capital. Desde que Modi assumiu o governo, em maio, ele lidera uma campanha para reduzir a pesada burocracia indiana e solicitou aos funcionários que cheguem ao local de trabalho antes das 9h.



Mas a ideia de Modi não foi bem recebida por todos. "Já nos pediram que trabalhemos mais e até tarde. Agora afirma que temos que limpar, e teremos que fazer isto. Meus filhos estão irritados porque vou ter que comparecer ao escritório em um feriado nacional", afirmou à AFP um funcionário que pediu anonimato.

A higiene era muito importante para o herói da independência indiana, Gandhi, que dava exemplo e limpava latrinas na época em que o país não contava com banheiros. Modi insiste na importância da higiene e se comprometeu com um alto nível de limpeza na Índia até 2019, ano em que o país celebrará os 150 anos do nascimento de Gandhi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação