Mundo

Em meio aos protestos, Cameron lembra das obrigações da China com Hong Kong

O Reino Unido devolveu o território em 1997, sob um acordo que faria com que a China preservasse o sistema capitalista e o modo de vida da ex-colônia até, pelo menos, 2047

Agência France-Presse
postado em 30/09/2014 09:12
Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou nesta terça-feira (30/9) estar "profundamente preocupado" com os protestos em Hong Kong e recordou que a China se comprometeu a preservar a democracia na ex-colônia britânica.

O Reino Unido devolveu Hong Kong em 1997, sob um acordo que criou o princípio "um país, dois sistemas", que faria com que a China, um regime comunista, preservasse o sistema capitalista e o modo de vida da ex-colônia até, pelo menos, 2047.

[SAIBAMAIS]Em uma entrevista ao canal Sky News, ao ser questionado se estava particularmente envolvido com os protestos de milhares de pessoas que pedem a Pequim uma democracia verdadeira, Cameron respondeu: "Com certeza, sinto uma grande obrigação".



"Quando alcançamos um acordo com a China, existiam detalhes no acordo sobre a importância de dar à população de Hong Kong um futuro democrático sob o amparo dos dois sistemas". "Assim, efetivamente estou profundamente preocupado com o que está acontecendo e espero que seja resolvido", disse.

Os manifestantes desejam em particular um sistema de sufrágio universal e rejeitam que nas eleições de 2017 Pequim mantenha o controle sobre os candidatos a chefe de Governo local. As autoridades chinesas chamaram as manifestações de "ilegais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação