Mundo

Campanha eleitoral começa na Ucrânia em meio a combates no leste

As eleições não poderão transcorrer nas zonas sob controle da rebelião pró-russa do leste do país nem na península da Crimeia, anexada pela Rússia

Agência France-Presse
postado em 30/09/2014 10:21
Após bombardeio, fumaça pode ser vista ao redor do aeroporto de Donetsk
Depois de sete meses de crise com Moscou, a Ucrânia entrou em campanha para eleger um novo Parlamento, em eleições centradas na política de apaziguamento do presidente pró-europeia Petro Poroshenko, apesar de prosseguirem os combates no leste do país.

Os partidos e os candidatos têm até a meia-noite para se registrar na Comissão Eleitoral e poder concorrer às legislativas de 26 de outubro.

[SAIBAMAIS]Em um país em guerra, as eleições não poderão transcorrer nas zonas sob controle da rebelião pró-russa do leste do país (aproximadamente 3% do território ucraniano e 9% da população), nem na península da Crimeia, anexada pela Rússia.

Apesar de uma trégua consolidada em 20 de setembro, durante negociações em Minsk entre Kiev, Moscou, os rebeldes e a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), intensos combates são registrados com armas pesadas em torno do aeroporto de Donetsk, a principal cidade ocupada pelos rebeldes.


O Partido das Regiões, do ex-presidente Viktor Yanukovitch, que dominava o Parlamento unicameral, decidiu boicotar a votação.

Mais de 30 partidos apresentarão candidatos, mas apenas as listas que obtiverem 5% dos votos poderão participar na distribuição das 450 cadeiras parlamentares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação