Mundo

Premiê indiano está disposto a assinar acordo comercial com os EUA

Caso seja aprovado por todos os membros da Organização Mundial do Comércio, o acordo entrará em vigor em meados de 2015

Agência France-Presse
postado em 30/09/2014 17:08
Washington - O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, manifestou nesta terça-feira (30/9) ao presidente Barack Obama o seu desejo de assinar em breve um acordo comercial global, bloqueado pelo governo da Índia. A Índia havia se negado a aprovar o acordo, que prevê a redução das barreiras comerciais, enquanto não tivesse a garantia de exonerações de possíveis taxas da OMC as seus estoques alimentares.

Após se reunir com Obama no Salão Oval da Casa Branca, Modi declarou que os dois tiveram uma conversa franca sobre um acordo para facilitar o comércio (Trade Facilitation Agreement, TFA). "A Índia apoia o TFA. Entretanto, também esperamos que sejamos capazes de encontrar uma solução que atenda as nossas preocupações sobre a segurança alimentar", disse ele.



"Eu acredito que isso pode ser feito em breve", acrescentou Modi. De acordo com as regras da OMC, os estoques de alimentos subsidiados às camadas menos favorecidas da sociedade indiana são considerados uma distorção do livre comércio. Os 160 membros da OMC, incluindo a Índia, concordaram em implementar o TFA em uma reunião realizada em Bali no ano passado, o que seria o primeiro acordo de liberalização comercial em duas décadas.

Caso seja aprovado por todos os membros da Organização Mundial do Comércio, o acordo entrará em vigor em meados de 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação