Mundo

Rússia investiga ministro ucraniano acusado de "genocídio" na Ucrânia

O comandante do Estado-Maior ucraniano, Viktor Mujenko, também será investigado, assim como outras autoridades militares ucranianas, segundo a nota

Agência France-Presse
postado em 02/10/2014 10:35
Moscou - A Rússia anunciou nesta quinta-feira (2/10) a abertura de uma investigação contra o ministro ucraniano da Defesa, Valeri Gueletei, acusado de "genocídio" da população de língua russa do leste da Ucrânia.

"Abrimos uma investigação contra o ministro ucraniano da Defesa, Valeri Gueletei pela organização de assassinatos, uso de métodos de guerra proibidos e genocídio", afirma um comunicado do Comitê de Investigação russo.

O comandante do Estado-Maior ucraniano, Viktor Mujenko, também será investigado, assim como outras autoridades militares ucranianas, segundo a nota.

A Rússia acusa as pessoas citadas de terem dado "ordens para eliminar totalmente a população de língua russa residente no território das repúblicas autoproclamadas de Lugansk e Donetsk", redutos dos separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia.



Na quarta-feira, um soldado das forças especiais ucranianas, Serguei Litvinov, foi acusado na Rússia de "assassinato de civis" no leste da Ucrânia. Moscou afirmou que ele não foi detido na Ucrânia, mas se entregou à Rússia por vontade própria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação