Mundo

Líbia: 36 soldados são mortos em atentados e combates em Benghazi

Durante o dia, dois carros-bomba explodiram na passagem de um comboio do Exército perto do aeroporto, deixando três mortos e feridos

Agência France-Presse
postado em 02/10/2014 23:17
Benghazi - Ao menos 36 soldados morreram, e outros 71 ficaram feridos, em combates e atentados em torno do aeroporto da cidade líbia de Benghazi envolvendo forças do Exército líbio e milicianos islâmicos, informaram fontes militares nesta quinta-feira (2/10).

"No total, 36 soldados morreram nesta quinta em três atentados com carros-bomba, seguidos por combates entre o Exército e as milícias islâmicas", que tentam assumir o controle do aeroporto de Benghazi, revelou um porta-voz das forças especiais do Exército líbio.

Durante o dia, dois carros-bomba explodiram na passagem de um comboio do Exército perto do aeroporto, deixando três mortos e feridos, completou o porta-voz consultado pela AFP.

Mais tarde, um terceiro atentado foi cometido também próximo do aeroporto, deixando mais vítimas, acrescentou a mesma fonte, relatando que outros soldados morreram em confrontos nos arredores.

Segundo o oficial, 71 feridos foram transferidos para o Hospital de Al-Marj, 100 km ao leste de Benghazi.

O boletim anterior, divulgado à tarde, era de 13 mortos e 70 feridos.



O Exército disse ter repelido o ataque dos combatentes islâmicos que "registraram pesadas perdas em homens e em material".

Uma fonte do Hospital de Al-Hawari em Benghazi disse nesta quinta que 23 combatentes islâmicos feridos deram entrada no estabelecimento. Alguns se encontravam em estado crítico.

Desde o início de setembro, as milícias islâmicas tentam tomar o controle do aeroporto. Segundo um funcionário do Ministério da Saúde, 79 pessoas teriam sido assassinadas mês passado somente em Benghazi.

Em 16 de maio, o general Haftar lançou uma operação militar contra o Ansar Asharia, considerado um "grupo terrorista" pelas autoridades líbias e pelos Estados Unidos - sem muito sucesso.

Nesta quinta, os combatentes do Conselho de Shura dos Revolucionários de Benghazi lançaram sua nona ofensiva contra o aeroporto. O Conselho é uma aliança de milícias que inclui os jihadistas do Ansar Asharia.

O general Sagr al-Jeruchi, chefe da Força Aérea leal ao general Haftar, declarou à AFP que "aviões e helicópteros de combate lançaram ataques" contra os combatentes islâmicos que avançavam rumo ao aeroporto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação