Mundo

Presidente do Afeganistão agradece aos soldados da Otan por sacrifício

As palavras ácidas de Ashraf Ghani foram ditas em uma entrevista coletiva ao lado de David Cameron, em Cabul

Agência France-Presse
postado em 03/10/2014 07:35
Cabul - O presidente afegão, Ashraf Ghani, agradeceu nesta sexta-feira aos soldados da Otan por seu sacrifício no Afeganistão, durante a visita do primeiro-ministro britânico David Cameron. As palavras de Ghani contrastam com a atitude de seu antecessor Hamid Karzai, que nos últimos anos criticou diversas vezes a Otan e deixou para o sucessor a assinatura de um acordo para a a manutenção, a partir de 2015, de tropas estrangeiras no país, que serão responsáveis por assessorar e treinar as forças afegãs.

Ironia:

[SAIBAMAIS]"Deixem-me agradecer a cada soldado e civil ferido no Afeganistão, que deixaram pedaços de seus corpos aqui", disse Ghani em uma entrevista coletiva ao lado de Cameron em Cabul. "Quero agradecer a estas famílias, pela perda de seus entes queridos", completou. "Eles estiveram lado a lado (com as forças afegãs) e permanecerão em nossas recordações", disse Ghani, que assumiu a presidência na segunda-feira.



Para o novo presidente afegão, a presença da Otan no Afeganistão tornou o mundo um lugar mais seguro. Ghani assinou esta semana o aguardado acordo com a Otan para que 12.000 soldados estrangeiros permaneçam no país em 2015, após o fim da missão de combate da Aliança contra os insurgentes talibãs.

As tropas estrangeiras terão a missão de treinar e assessorar as forças afegãs. A decisão de Karzai de adiar a assinatura do acordo para depois da eleição presidencial provocou um clima de tensão com Washington.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação