Mundo

Líderes norte-coreanos vão à Coreia do Sul para Jogos Asiáticos

Os três seriam o recém-eleito vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa, Hwang Pyong-So, Choe Ryong-Hae e Kim Yang-Gon

Agência France-Presse
postado em 03/10/2014 22:21
Seul - Três líderes norte-coreanos de alto escalão, entre eles aquele que é considerado o número dois no país, farão uma viagem histórica à Coreia do Sul, onde assistirão à cerimônia de encerramento dos Jogos Asiáticos, neste sábado - anunciou o Ministério sul-coreano da Unificação. Os três seriam o recém-eleito vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa (NDC, na sigla em inglês), Hwang Pyong-So, Choe Ryong-Hae e Kim Yang-Gon - informou o porta-voz da pasta, Lim Byeong-Cheol.

[SAIBAMAIS]Lim declarou que os três devem se encontrar com o ministro da Unificação, Ryoo Kihl-Jae, marcando a primeira interação bilateral de alto nível em anos. Há pelo menos um mês o presidente norte-coreano, Kim Jong-Un, não é visto em público, o que despertou rumores sobre sua saúde e até sobre a possibilidade de golpe.

Leia mais notícias em Mundo

O jovem líder não compareceu a um encontro recente do Parlamento. Nessa reunião, Hwang Pyong-So, visto como o número dois no país, consolidou sua posição política, ao ser apontado vice-presidente da poderosa NDC. A comissão é chefiada por Kim. Hwang também é líder político do Exército norte-coreano.

Segundo Lim, a delegação segue sem escala para a Coreia do Sul, aonde deve chegar pouco depois das 10h neste sábado (22h de sexta, no horário de Brasília). O trio encontrará atletas e treinadores norte-coreanos, que participam dos Jogos Asiáticos, no porto da cidade de Incheon. Antes de embarcarem de volta para Pyongyang, assistirão à festa de encerramento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação