Agência France-Presse
postado em 05/10/2014 19:14
BRUXELAS - Um caça-bombardeiro F-16 realizou o primeiro ataque belga contra posições do Estado Islâmico (EI) no Iraque, como parte da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, anunciou neste domingo o ministério da Defesa em Bruxelas.[SAIBAMAIS]A Bélgica forneceu seis F-16 à coalizão internacional com o objetivo de colaborar com a segurança do espaço aéreo, obter informações táticas e neutralizar objetivos em terra.
Segundo o ministério da Defesa, outros dois F-16 belgas realizaram uma missão de reconhecimento neste domingo no Iraque.
"Após a identificação positiva de um elemento terrorista que atacava as forças de segurança iraquianas, o comando da operação Desert Falcon (nome da missão belga no Iraque) solicitou uma intervenção armada", informou o ministério da Defesa.
"Um dos aparelhos belgas lançou uma bomba guiada por GPS que neutralizou de forma imediata o inimigo".
O Parlamento belga autorizou a intervenção militar no Iraque em 26 de setembro passado, com o envio dos seis caças F-16.
A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra o EI reúne Grã-Bretanha, França, Bélgica, Barein, Jordânia, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.