Mundo

Tufão Phanfone chega ao centro do Japão e preocupa autoridades

A agência meteorológica emitiu alertas especiais sobre o risco de deslizamentos de terra, inundações, ondas e fortes chuvas

Agência France-Presse
postado em 05/10/2014 21:10
Tóquio - O tufão Phanfone atingiu na manhã desta segunda-feira a ilha de Honsu, a principal do arquipélago japonês, após varrer o sul do país e deixar um morto e quatro desaparecidos, segundo a Agência Nacional de Meteorologia. Phanfone chegou às 08H30 local (20H30 Brasília de domingo) "à zona da cidade de Hamamatsu", a cerca de 200 km a sudoeste de Tóquio, disse o porta-voz da Agência de Meteorologia à AFP.

[SAIBAMAIS]Ao menos 600 aviões tiveram que permanecer em terra devido ao tufão, o 18; da estação, que também provocou a suspensão das buscas no monte Ontake, no centro do Japão, onde uma erupção vulcânica deixou ao menos 51 mortos e 12 desaparecidos. Phanfone chega acompanhado por ventos de até 198 km/h.

A agência meteorológica emitiu alertas especiais sobre o risco de deslizamentos de terra, inundações, ondas e fortes chuvas, principalmente no centro e no oeste do Japão. Boa parte do arquipélago já enfrenta chuvas torrenciais e as autoridades recomendaram a evacuação de 24 mil habitantes, segundo a TV estatal NHK.

Leia mais notícias em Mundo

Na ilha de Okinawa, três militares americanos foram arrastados pelo mar quando tiravam fotos na tarde deste domingo, informou a NHK. Um corpo foi resgatado, mas os outros três estão desaparecidos. Um surfista de 21 anos desapareceu em Fujisawa, a sudoeste de Tóquio, e nove pessoas ficaram feridas, em todo o país.

Ao menos 608 voos foram afetados na manhã desta segunda-feira, um dia após a anulação de 216 voos, segundo a NHK. O tufão Phanfone também atrapalhou, no domingo, o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, no autódromo de Suzuka.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação